terça-feira, 20 de outubro de 2015

A ideia..

É meio padrão o famigerado sonho da casa própria, e nós como neófitos da vida a dois não iriamos fugir dos clichês. Assim deu-se início à saga de encontrar um cantinho para ser nosso.

A ideia inicial era adquirir um imóvel pronto, com o intuito de economizar o tempo e o desgaste que a construção traz. Tempo esse que é um peso quando se paga aluguel e os custos da construção, além de não possuirmos o terreno, o que iria onerar mais ainda o custo inicial.

Porém não foi tão simples, a disponibilidade de imóveis é até grande no município em que vivemos, Goianésia no interior de Goiás, só que nada nos agradava. É comum na região a cultura de casas de forro de gesso sem laje, o que para nós e um detalhe importante.

Até encontramos casas bem localizadas, porem mal construídas, ou casa bem divididas e mal localizadas. E quando encontrávamos casas boas e bem localizadas, era o preço que apertava.

Quase fechamos negócio em uma casa de mais ou menos 150 mt², bem localizada, no valor de 240 mil Dilmas. E por sorte a burocracia dificultou a tempo de abrirmos os olhos para uma possibilidade, até então nova, que foi o Financiamento de Aquisição de Terreno e Construção. Uma linha de crédito da Caixa Econômica Federal que permite adquirir o terreno e construir em um só empréstimo, iniciando o pagamento somente após o termino da construção.

Essa linha é ideal para nós, nos permitindo construir a casa de acordo com nosso gosto sem apertar o orçamento pagando aluguel, sem contar que o preço final da construção é geralmente menor que aquisição da casa pronta.

Em um próximo post vamos colocar um passo a passo de como será a burocracia para consolidação do empréstimo.


Já escolhemos o terreno e atualmente estamos na fase de construção do projeto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário